Duração: 120 Horas
Modelo: Online
SEAPRENDI – SIMPÓSIO ONLINE DESENVOLVIMENTO INFANTIL, COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM
O 1° SEAprendi – Simpósio Online Desenvolvimento Infantil, Cognição e Aprendizagem foi criado pelo Grupo Rhema Educação para levar aos professores, pedagogos, psicólogos infantis, psicopedagogos, psicomotricistas, fonoaudiólogos, terapeutas e profissionais das mais diferentes áreas da educação, conhecimentos científicos sobre etapas importantes no processo de construção de competências de aprendizagem e desenvolvimento com estimulação adequada.
O SEAprendi é uma imersão no mundo das atividades, metodologias, ciência, atividades e práticas da alfabetização com renomados especialistas para aprimorar suas técnicas em sala de aula, consultório, clínicas e também em casa. É um verdadeiro redescobrimento de métodos e aplicações, por meio de estudos nunca vistos antes.
SERÃO ABORDADOS OS SEGUINTES TEMAS NO SEAPRENDI:
PALESTRA 1
Desenvolvimento das Funções Executivas e Habilidades Cognitivas na Aprendizagem [AULA GRAVADA]
Quando a criança tem um bom desenvolvimento das suas habilidades cognitivas, ela consegue aprender de forma mais efetiva em sala de aula. O professor precisa trabalhar as funções executivas, pois são elas que vão auxiliar a criança no processo de alfabetização, na aquisição da leitura, dos conceitos matemáticos, na resolução de problemas, na organização e na tomada de decisões. Quando o professor não possui esse conhecimento, os alunos que estão sob sua orientação podem ter dificuldades na realização das tarefas diárias. Nesta aula, o professor Weslei Jacob trouxe ferramentas e estímulos para estimular e apoiar a aquisição das habilidades a elas relacionadas.
PALESTRA 2
Psicomotricidade e as necessidades educativas especiais [AULA GRAVADA]
As atividades psicomotoras facilitam o desenvolvimento dos alunos inclusos, independentemente de qual necessidade educativa ele possui. É por isso que essa ciência aplicada ao processo de inclusão auxilia capacitar os alunos nas aprendizagens escolares, proporcionando um desenvolvimento psicomotor, auxiliando a criança a vivenciar melhor seu corpo: adquirindo habilidades motoras, desenvolvendo seu esquema corporal, ritmo, equilíbrio, orientação espaço-temporal dentre outros.
Os alunos inclusos precisam ser estimulados de forma adequada, partindo sempre do princípio da consciência corporal. Esse trabalho também envolve as questões efetivas e cognitivas das crianças.
Nesta aula, o professor Odair Rodrigues trouxe dicas importantes para os professores realizarem a intervenção psicomotora e entenderem como observar as limitações dos alunos, verificando seus avanços na aprendizagem.
PALESTRA 3
TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade [VÍDEO AULA COM 15 MÓDULOS]
Você está lidando com um aluno com dificuldades de atenção e comportamento? Uma criança que parece incrivelmente brilhante, mas por algum motivo não consegue ter um bom desempenho na escola? Bem, você não está sozinho. Milhões de professores lidam com isso todos os dias. O TDAH afeta o cérebro de cada criança de maneira diferente, de modo que cada caso pode parecer bem diferente na sala de aula. Porém, todas as crianças com TDAH respondem melhor a objetivos específicos e reforço positivo diário dentro e fora da escola.
É por isso que a professora Luíza trouxe dicas importantes de como entender os sintomas, quais os passos para diagnóstico, como trabalhar esse aluno em sala de aula e como usar abordagens que realmente tragam resultados na vida escolar e social dessa criança.
PALESTRA 4
Alfabetização no TEA Hiperatividade [VÍDEO AULA COM 15 MÓDULOS]
Para alfabetizar um aluno com autismo, os professores precisam compreender o impacto que algumas habilidades apresentam nessa criança, como fala, linguagem e comunicação verbal e não verbal. Partindo desse conhecimento, existem estratégias específicas para o processo de alfabetização no Transtorno do Espectro Autista. Identificar a maneira que a criança aprende e trabalhar estratégias lúdicas e interdisciplinares auxiliam nesse processo. O professor precisa conduzir, estimular e construir atividades que façam sentido para essa criança. A alfabetização no TEA é um desafio, mas há técnicas específicas que ajudam nesse processo, e o professor precisa adquirir esse conceito. Para esclarecer os métodos e estratégias eficazes para incluir alunos com autismo no processo de alfabetização, a Vivian Donadon trouxe informações, pesquisas e metodologias de alfabetização no TEA.
O QUE VOU APLICAR NA PRÁTICA COM MEUS ALUNOS, FILHOS E PACIENTES APÓS ESSE SIMPÓSIO?
Após essa Imersão incrível, além de todo conhecimento científico, você vai aplicar estratégias, brincadeiras e atividades práticas que auxiliarão no desenvolvimento das crianças, tornando toda aprendizagem significativa e efetiva. Os professores trarão passo a passo do que pode ser aplicado e que gera resultados evidentes. Sua prática de sala de aula nunca mais será a mesma e você estará à frente de muitos outros profissionais que ainda não tiveram a oportunidade de fazer o Simpósio. Pois os alunos que já fizeram comprovaram a legibilidade do conhecimento e das práticas apresentas! Para você evoluir o primeiro passo é inscrever-se, o segundo é persistir na busca do conhecimento e o terceiro é emergir em tudo o que vamos ensinar aqui.
QUAIS OS OUTROS BENEFÍCIOS QUE TEREI AO REALIZAR ESTE APERFEIÇOAMENTO?
# | Título | Formato |
---|---|---|
1 |
SEAPRENDI - Boas Vindas |
Vídeo |
2 |
SEAPRENDI - Informativo ao Aluno |
Leitura |
3 |
Como Acessar o Curso |
Vídeo |
4 |
Como Acelerar a Vídeo Aula |
Vídeo |
5 |
Como Obter o Meu Certificado |
Vídeo |
# | Título | Formato |
---|---|---|
1 |
SEAPRENDI - AULA 1 GRAVADA - Desenvolvimento das Funções Executivas e Habilidades Cognitivas na Aprendizagem |
Vídeo |
2 |
SEAPRENDI - Slide Aula 1 Gravada |
Apresentação |
3 |
SEAPRENDI - AULA 2 GRAVADA - Psicomotricidade e as Necessidades Educativas Especiais |
Vídeo |
4 |
SEAPRENDI - Slide Aula 2 Gravada |
Apresentação |
# | Título | Formato |
---|---|---|
1 |
TDAH - Módulo 1 - Conceitos: Características Gerais |
Vídeo |
2 |
TDAH - Slide Aula 3 - Módulo 1 |
Leitura |
3 |
TDAH - Módulo 2 - Alterações no Cérebro do TDAH |
Vídeo |
4 |
TDAH - Slide Aula 3 - Módulo 2 |
Apresentação |
5 |
TDAH - Módulo 3 - Tipos de TDAH: Desatento, Impulsivo e Misto Combinado |
Vídeo |
6 |
TDAH - Slide Aula 3 - Módulo 3 |
Apresentação |
7 |
TDAH - Módulo 4 - Desatento: Na Escola e Sugestão de Estratégias e Atividades Práticas |
Vídeo |
8 |
TDAH - Slide Aula 3 - Módulo 4 |
Apresentação |
9 |
TDAH - Módulo 5 - Impulsivo: Na Escola e Sugestão e Estratégias e Atividades Práticas |
Vídeo |
10 |
TDAH - Slide Aula 3 - Módulo 5 |
Apresentação |
11 |
TDAH - Módulo 6 - Diagnóstico Do TDAH: Critérios, Por Quem e Exemplos e Escalas E Questionários Estruturados |
Vídeo |
12 |
TDAH - Slide Aula 3 - Módulo 6 |
Apresentação |
13 |
TDAH - Módulo 7 - Como Ajudar o TDAH em Sala De Aula: Suporte Pedagógico |
Vídeo |
14 |
TDAH - Slide Aula 3 - Módulo 7 |
Apresentação |
15 |
TDAH - Módulo 8 - Perfil Ideal do Professor |
Vídeo |
16 |
TDAH - Slide Aula 3 - Módulo 8 |
Apresentação |
17 |
TDAH - Módulo 9 - Tratamento Multimodal |
Vídeo |
18 |
TDAH - Slide Aula 3 - Módulo 9 |
Apresentação |
19 |
TDAH - Módulo 10 - Funções Executivas: Habilidades Cognitivas, mais Utilizadas no Funcionamento Executivo |
Áudio |
20 |
TDAH - Slide Aula 3 - Módulo 10 |
Apresentação |
21 |
TDAH - Módulo 11 - Tipos de Memória: Curto, Médio e Longo Prazo |
Vídeo |
22 |
TDAH - Slide Aula 3 - Módulo 11 |
Apresentação |
23 |
TDAH - Módulo 12 - Controle Inibitório: Planejamento |
Vídeo |
24 |
TDAH - Módulo 13 – Flexibilidade Cognitiva: Sustentada, Seletiva e Dividida |
Vídeo |
25 |
TDAH - Slide Aula 3 - Módulo 13 |
Apresentação |
26 |
TDAH - Módulo 14 - Monitoramento: Tomada de Decisão, Organização, Manejo De Tempo e Priorização |
Vídeo |
27 |
TDAH - Slide Aula 3 - Módulo 14 |
Apresentação |
28 |
TDAH - Módulo 15 – Metacognição: Intervenção para Estimular ou Reabilitar as Funções Executivas |
Vídeo |
29 |
TDAH - Slide Aula 3 - Módulo 15 |
Apresentação |
# | Título | Formato |
---|---|---|
1 |
ALF TEA - Módulo 1 – Alfabetização de Alunos com TEA |
Vídeo |
2 |
ALF TEA - Slide Aula 4 - Módulo 1 |
Apresentação |
3 |
ALF TEA - Módulo 2 – Avaliação das Habilidades que Antecedem a Alfabetização nos Casos de TEA |
Vídeo |
4 |
ALF TEA - Slide Aula 4 - Módulo 2 |
Apresentação |
5 |
ALF TEA - Módulo 3 – Métodos de Alfabetização |
Vídeo |
6 |
ALF TEA - Slide Aula 4 - Módulo 3 |
Leitura |
7 |
ALF TEA - Módulo 4 – Apresentação das Vogais I |
Vídeo |
8 |
ALF TEA - Slide Aula 4 - Módulo 4 |
Apresentação |
9 |
ALF TEA - Módulo 5 – Apresentação das Vogais II |
Vídeo |
10 |
ALF TEA - Slide Aula 4 - Módulo 5 |
Apresentação |
11 |
ALF TEA - Módulo 6 – Apresentação dos Encontros Vocálicos |
Vídeo |
12 |
ALF TEA - Slide Aula 4 - Módulo 6 |
Apresentação |
13 |
ALF TEA - Módulo 7 – Apresentação das Consoantes |
Vídeo |
14 |
ALF TEA - Slide Aula 4 - Módulo 7 |
Apresentação |
15 |
ALF TEA - Módulo 8 – Apresentando as Famílias Silábicas |
Vídeo |
16 |
ALF TEA - Slide Aula 4 - Módulo 8 |
Apresentação |
17 |
ALF TEA - Módulo 9 – Trabalhando com Dígrafos |
Vídeo |
18 |
ALF TEA - Slide Aula 4 - Módulo 9 |
Apresentação |
19 |
ALF TEA - Módulo 10 – Trabalhando com a Gramática |
Vídeo |
20 |
ALF TEA - Slide Aula 4 - Módulo 10 |
Apresentação |
21 |
ALF TEA - Módulo 11 – Trabalhando os Encontros Vocálicos |
Vídeo |
22 |
ALF TEA - Slide Aula 4 - Módulo 11 |
Apresentação |
23 |
ALF TEA - Módulo 12 – Iniciando a Formação De Frases |
Vídeo |
24 |
ALF TEA - Slide Aula 4 - Módulo 12 |
Apresentação |
25 |
ALF TEA - Módulo 13 – Iniciando a Produção Textual |
Vídeo |
26 |
ALF TEA - Slide Aula 4 - Módulo 13 |
Apresentação |
27 |
ALF TEA - Módulo 14 – Realizando Interpretação de Texto |
Vídeo |
28 |
ALF TEA - Slide Aula 4 - Módulo 14 |
Apresentação |
29 |
ALF TEA - Módulo 15 – Trabalhando com a Leitura |
Vídeo |
30 |
ALF TEA - Slide Aula 4 - Módulo 15 |
Apresentação |
# | Título | Formato |
---|---|---|
1 |
E-book - Alfabetização no TEA |
Leitura |
2 |
E-book - 14 dicas para melhorar a vida da criança com TDAH |
Apresentação |
3 |
Apostila de TDAH |
Apresentação |
4 |
Apostila Alfabetização no TEA |
Leitura |
# | Título | Formato |
---|---|---|
1 |
PODCAST - Leitura no TEA |
Áudio |
2 |
PODCAST - Dicas para Trabalhar com Crianças com TDAH |
Áudio |
Carine Teixeira
Aprendi muito, os exemplo dados são perfeito, por esse motivo me sinto mais capaz de atuar em sala de aula. Obrigado Rhema.
Adilson Machado
Curso extremamente importante, que acrescentou muitos conhecimentos para minha prática. Fiquei muito satisfeito em realizar o curso.
Raphaela de Souza Medeiros
Pude aprender um pouco melhor sobre como desenvolver atividades que sejam significativas para o aluno com TEA e TDAH. A qualidade das explicações dos professores é incrível. Super recomendo para todos os pais, educadores e para quem deseja conhecer mais sobre o assunto.
Andréia Meira Kuasne - Piracicaba, SP
Irei colocar em prática todas as estratégias. Serão úteis para o meu crescimento como professora, que através da aquisição desses conhecimentos conseguirei fazer a diferença na vida de muitas crianças que passarem por mim.
Luzia Aparecida Ferrari
Mini Currículo: Pedagoga, Psicopedagoga, Psicomotricista, Especialista em Educação Especial, Neuropsicologia, Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem e Síndrome de Irlen.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4341064919262173
Mara Duarte da Costa - Idealizadora do Projeto
Diretora Geral do Grupo Rhema Neuroeducação e das Faculdades Rhema e Fatec Professora de Pós-Graduação na Área da Educação
Atuou como Gestora de Secretaria Municipal de Educação , experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Educação Inclusiva, na formação de professores na área de Psicopedagogia, Psicomotricidade , Ed especial , Gestão Escolar e Coaching.
Odair Rodrigues Sales
Mini Currículo: Mestre e Doutorando em Saúde da Criança e do Adolescente, Especialista em Educação Especial, Formação em Educação Física, Professor de Sala de Recursos Multifuncional Deficiência Visual do Estado.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0147273118589112
Vivian Maldonado Donadon
Mini Currículo: Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Administração, Orientação e Supervisão Escolar, Educação Inclusiva e Especialização em TEA e ABA.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/365656659903732
Wesley Jacob
Mini Currículo: Doutor em Atividade Física, Educação Física e Esporte, Mestre em Atividade Motriz e Educação , Especialista em Educação Infantil e Graduado em Educação Física.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9792821644478744
Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Educação Física, Professores de Educação Especial, Psicopedagogos, Psicomotricistas, Neuropsicopedagogos, Fonoaudiólogos Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Assistentes Sociais, Pais, Estudantes de Pedagogia e demais Profissionais ligados à Educação.
• O prazo mínimo para a liberação do Certificado é de 16 dias a partir da data da compra, sendo necessário o aluno concluir as vídeos aulas e finalizar a avaliação.
• O certificado é emitido através das nossas duas Faculdades, a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí) e Faculdade Rhema.
• Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC.
• Carga horária válida para sua Progressão Salarial para o Município e Estado e ACO (Atividades Complementares Obrigatórias).
• O próprio aluno fará a impressão do seu Certificado, diretamente em nossa plataforma.
• Em caso de dúvidas disponibilizamos uma Central de Atendimento pelo WhatsApp, clique no link a seguir e fale conosco: https://bit.ly/3mP1w8U
Atenção: Poderá haver alteração no prazo do certificado, caso você adquira mais de um curso. Fale com um consultor para entender o funcionamento deste prazo.
R$89,90 à vista ou até 10X de R$ 8,99 sem juros no cartão