Programa Educação Especial – Estratégias de Intervenção Inclusiva na Sala de Aula

Duração: 210 Horas
Modelo: Online

De R$ 597,00 por

R$450,00

ou 10X de R$ 45,00 sem juros Adicionar ao carrinho

Você, professor, está preparado para INCLUIR de forma estratégica seus alunos em sala de aula? E com estratégias que geram resultados efetivos?

Hoje em dia estamos recebendo muitas crianças com TDAH, TOD, TEA, Deficiência Visual, Síndrome de Down, Deficiência Intelectual, Surdez e Surdocegueira em sala de aula e lidar com elas no contexto escolar tem sido um desafio. Pois elas apresentam muitas características diferenciadas, sendo que cada uma delas aprende, se relaciona, se comunica e se desenvolve de forma diferente.

Então, precisamos entender que as estratégias do professor também precisam ser adequadas para cada uma delas.

E isto é um desafio na Inclusão Escolar, pois muitas vezes falta conhecimento de como cada uma delas aprende e as ferramentas adequadas.

Estas têm sido queixas muito frequentes dos professores, que muitas vezes não sabem diagnosticar, encaminhar e intervir pedagogicamente na escola.

O que vamos compartilhar abaixo será importante para auxiliar VOCÊ, com estratégias e atividades eficazes que mudarão este cenário no seu dia a dia.

Pensando em todos os desafios diários relacionadas A INCLUSÃO ESCOLAR, criamos um PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO INCLUSIVA EM SALA DE AULA, através de videoaulas sobre os mais variados assuntos que ajudarão você no dia a dia com as crianças com TDAH, TOD, TEA, Deficiência Visual, Síndrome de Down, Deficiência Intelectual, Surdez e Surdocegueira.

Chega de insegurança! Chega de você, Professor, ficar perdido! Nós queremos te ajudar! Leia abaixo os conteúdos que abordaremos neste curso. O quadro de Professores são todos aqui da nossa Pós-graduação do Grupo Rhema, uma equipe de profissionais de diversas áreas, que além da teoria, da evidência científica, vão trazer o “como fazer”, a prática!!!

CONFIRA O QUE VOCÊ VAI APRENDER ATRAVÉS DAS VIDEOAULAS:

  • Aprender sobre os fatores importantes para a verdadeira Inclusão;
  • Como incluir na prática alunos com Deficiência Visual;
  • Como incluir na prática alunos com Deficiência Física/Neuromotora;
  • Como incluir na prática alunos com Deficiência Surdez/Surdocegueira;
  • Como incluir na prática alunos com Deficiência Intelectual;
  • Como ajudar na prática crianças com TOD - Transtorno Opositivo Desafiador em sala de aula;
  • Como incluir na prática crianças com TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade;
  • Adquirir estratégias práticas para incluir crianças com TEA - Transtorno do Espectro Autista;
  • Realizar Adaptações curriculares necessárias para a inclusão;
  • Aprender como preparar o Professor para o processo de inclusão.
  • Diagnosticar o aluno com Síndrome de Down em sua sala de aula;
  • Compreender quais patologias da Síndrome de Down existem;
  • Realizar a estimulação precoce;
  • Como fazer para realizar a Inclusão escolar do aluno com Síndrome de Down na sua escola e na sua sala de aula;
  • Compreender e saber atuar nas suas dificuldades de aprendizagem na: Matemática, Leitura e Escrita;
  • Compreender se o aluno apresenta ou não deficiência intelectual;
  • Intervir na questão da sexualidade da pessoa com Síndrome de Down;
  • Aprender na prática atividades para trabalhar em sala com o aluno com Síndrome de Down;
  • Compreender sobre o Histórico, etiologia, características da surdez/surdocegueira;
  • Entender e saber intervir nos problemas de comportamento destes alunos em sala de aula e em casa;
  • Compreender mais a fundo como funciona o desenvolvimento cognitivo, processo de aprendizagem desses alunos, o processo de aquisição da linguagem;
  • Bilinguismo para surdos;
  • Português como segunda língua;
  • Como realizar um Atendimento Educacional Especializado;
  • Detectar padrões de comportamento de alunos;
  • Sugestões de materiais, técnicas e métodos para trabalhar na sala de aula;
  • Aprender como realizar um suporte pedagógico na sala de aula;
  • Práticas de letramentos na educação bilíngue para surdos;
  • Entender e aprender mais profundamente como deve ser a postura do Professor em sala de aula;
  • Como fazer Adaptações Curriculares;
  • Aprender como avaliar estes alunos em sala de aula;
  • Preparação da escola para receber estes alunos;
  • Os conceitos e características do aluno com DI;
  • Como ele aprende;
  • Suas dificuldades de aprendizagem;
  • Processo de inclusão desse aluno em sala;
  • Os conceitos e características do aluno com Deficiência Física/Neuromotora;
  • Processo de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem;
  • Materiais adaptados e estratégias pedagógicas;
  • Braile;
  • Como alfabetizar esses alunos;
  • Como avaliar em sala de aula;
  • O que é TDAH e o que é hiperatividade;
  • Neurobiologia do termo;
  • Causas do TDAH - Aspectos genéticos, perinatais e ambientais;
  • Tipos de TDAH (Hiperativo, Impulsivo e Desatento);
  • Comportamentos Psicológicos na infância;
  • Comportamentos Sociais e problemas sociais;
  • TDAH e TOD - Transtorno Opositor Desafiador;
  • TDAH e TEA;
  • TDAH e dificuldades na Alfabetização;
  • TDAH e Dificuldades no Processo de Leitura e escrita;
  • Sinais de TDAH na Escola;
  • Como trabalhar a organização com o aluno com TDAH;
  • Como trabalhar o foco e a atenção e motivação?;
  • Manejos, modificações e adaptações pedagógicas e escolares;
  • Diagnosticar as dificuldades de aprendizagem dos alunos com TDAH em sala de aula;
  • Aplicar estratégias práticas para melhorar o comportamento das crianças com TDAH;
  • Aprender como trabalhar com o TDAH com hiperfoco;
  • Aplicar estratégias práticas para estimular o ensino da Matemática para alunos com TDAH.

AO SE INSCREVER NO CURSO, ALÉM DAS VIDEOAULAS, VOCÊ VAI RECEBER VÁRIOS BÔNUS:

  • Aulas gravadas com professores mestres e especialistas da Pós-graduação do Grupo Rhema Educação
  • Aulas que apresentam ferramentas e estratégias práticas para serem aplicadas em sala de aula
  • Slides das aulas para você baixar e imprimir
  • Podcasts exclusivos para você aprender ouvindo
  • Ebooks exclusivos para complementar o aprendizado
  • Aulas disponíveis para seu acesso por 12 meses
  • Carga horária de 210 horas
  • Certificado emitido pelas nossas Faculdades: Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí e Faculdade Rhema (válido para progressão no Brasil). 

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Professores, Psicopedagogos, Psicomotricistas, Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Neuropsicopedagogos, Professores de Educação Especial, Secretarias de Educação, Apaes, Alunos de Pedagogia, Pais, Psicólogos, Terapeuta Ocupacional.



INTRODUÇÃO
# Título Formato
1

Boas Vindas

Vídeo
2

Informativo ao Aluno

Leitura
3

Como Acessar o Curso

Vídeo
4

Como Acelerar a Vídeo Aula

Vídeo
5

Um Case de Sucesso

Vídeo
6

Como Obter o Meu Certificado

Vídeo
MÓDULO 01: ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO EM SALA DE AULA
# Título Formato
1

EST INC - Slides Vídeo Aulas

Leitura
2

EST INC - AULA 01

Vídeo
3

EST INC - AULA 02

Vídeo
MÓDULO 02: INCLUSÃO DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN
# Título Formato
1

INC SIND - Slides Vídeo Aulas

Leitura
2

INC SIND - Bibliografia

Leitura
3

INC SIND - Plano de Ensino

Leitura
4

INC SIND - Diagnóstico da Síndrome de Down

Vídeo
5

INC SIND - Inclusão Escolar do Síndrome de Down

Vídeo
6

INC SIND - Dificuldades de Aprendizagem do Aluno com Síndrome de Down, na Matemática, Leitura e Escrita

Vídeo
7

INC SIND - A Deficiência Intelectual e a Síndrome de Down

Vídeo
8

INC SIND - Atividades para Trabalhar em Sala para o Aluno com Síndrome de Down

Vídeo
MÓDULO 03: A CRIANÇA COM SURDEZ E SURDOCEGUEIRA NA SALA DE AULA
# Título Formato
1

SURDOCEG - Slides Vídeo Aulas

Leitura
2

SURDOCEG - Bibliografia

Leitura
3

SURDOCEG - História da Educação de Surdos

Vídeo
4

SURDOCEG - Educação Surda

Vídeo
5

SURDOCEG - Práticas na Educação Bilíngue

Vídeo
6

SURDOCEG - Práticas na Educação Surda

Vídeo
7

SURDOCEG - Surdocegueira

Vídeo
MÓDULO 04: CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM SALA DE AULA
# Título Formato
1

DEF INT - Slides Vídeo Aulas

Leitura
2

DEF INT - Bibliografia

Leitura
3

DEF INT - Conceito, Características e Classificação

Vídeo
4

DEF INT - Critérios para o Diagnóstico da Deficiência Intelectual (Segundo o DSM-5)

Vídeo
5

DEF INT - Causas, Diagnóstico e Intervenção

Vídeo
6

DEF INT - Família, Escola e Desenvolvimento

Vídeo
MÓDULO 05: ESTRATÉGIAS PARA O ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
# Título Formato
1

EST DF - Slides Vídeo Aulas

Leitura
2

EST DF - Bibliografia

Leitura
3

EST DF - Os Mitos Acerca da Deficiência Visual

Vídeo
4

EST DF - Sistema de Leitura e Escrita em Braile

Vídeo
5

EST DF - Dificuldades de Aprendizagem do Aluno DV

Vídeo
6

EST DF - Como Avaliar o DV em Sala de Aula

Vídeo
MATERIAL EXTRA - APOIO
# Título Formato
1

INC SIND - Material de Apoio 1

Leitura
2

INC SIND - Material de Apoio 2

Leitura
MATERIAL EXTRA - DICAS
# Título Formato
1

EST INC - Dicas de APP TDAH

Leitura
2

SURDOCEG - Dica de Filme

Leitura
3

EST DF - Dica de Filme

Leitura
MATERIAL EXTRA - E-BOOK
# Título Formato
1

E-BOOK - O QUE É ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA

Leitura
2

E-BOOK - ESTRATÉGIAS PRÁTICAS PARA ALUNOS COM AGRESSIVIDADE NO TDAH

Leitura
3

E-BOOK - 10 DICAS PARA MOTIVAR O ALUNO DE 8 ANOS COM SÍNDROME DE DOWN

Leitura
4

E-BOOK - MEDIAÇÃO ESCOLAR E SINDROME DE DOWN

Apresentação
5

E-BOOK - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E INCLUSÃO

Leitura
6

E-BOOK - PLANO DE ENSINO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Apresentação
7

E-BOOK - PLANO DE ENSINO PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL

Leitura
8

E-BOOK - USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA DEFICIÊNCIA FÍSICA NEUROMOTORA EM SALA DE AULA

Leitura
9

E-BOOK - Como Incluir Uma Criança com Surdocegueira em Sala de Aula

Leitura
MATERIAL EXTRA - PODCAST
# Título Formato
1

PODCAST - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL

Áudio
2

PODCAST - TDAH e TOD

Áudio
3

PODCAST - COMO É O TRABALHO COM O ALUNO QUE POSSUI DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO AEE?

Áudio
4

PODCAST - Inclusão Adaptação e Flexibilidade de Currículo

Vídeo
5

Podcast - Práticas Inclusivas Síndrome de Down

Vídeo
6

PODCAST - Inclusão do Aluno Surdo no Ensino Regular

Vídeo
7

PODCAST - Surdez na Educação Infantil

Vídeo
8

PODCAST - O que são Tecnologias Assistivas?

Vídeo

Luciene Ramos Pereira dos Santos - Serra de São Bento, RN

O curso foi muito satisfatório, pois puder conhecer algumas alternativas para lidar com diferentes situações dentro da educação. Como lidar com os alunos de acordo suas necessidades e limitações, mas, não esquecendo que todos tem potencial a ser desenvolvido sendo necessário utilizar os recursos corretos para cada situação.

Neli Blondet Freitas

Sempre fui muito amante da educação especial, estou muito feliz por conseguir fazer esse curso online, aprendi muito com a Mara Duarte todos os dias que ela começava o curso. Suas reflexões foram ótimas. Colocarei todo aprendizado em prática, quero ser uma pessoa útil para o meu próximo.

Maria Lúcia

Eu sou estudante de pedagogia e eu vim aqui dar meu depoimento, convido vocês a conhecer os cursos de capacitação online que o grupo Rhema oferece, são cursos com ótimos professores, uma ótima didática e reconhecidos pelo MEC, eu faço já há algum tempo cursos na Rhema e sou suspeita de falar da qualidade de tudo que eles oferecem para nós, então convido você venha para o grupo Rhema.

Josimeire Haddad

Mini Currículo: Pedagoga, Mestrando em Educação, graduada em Educação Especial - Area de Deficiência Mental e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Educacional.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8622459944397172

Luciano Ortiz

Mini Currículo: Pedagogo, Especialista em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais, em Língua Portuguesa e Especialista em Educação Especial. Experiência em Pedagogia da Expressão e Metodologia Ludocriativa.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2356702502004738

Luiz Paulo Moura Soares

Mini Currículo: Pedagogo, Psicopedagogo atuante na Avaliação Diagnóstico, Intervenção Educacional, Atendimento Clínico e Especialista em Educação Especial.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K9299670Y7

Luzia Aparecida Ferrari

Mini Currículo: Pedagoga, Psicopedagoga, Psicomotricista, Especialista em Educação Especial, Neuropsicologia, Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem e Síndrome de Irlen.   

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4341064919262173

Mara Duarte da Costa - Idealizadora do Projeto

Diretora Geral do Grupo Rhema Educação e das Faculdades Rhema e Fatec Professora de Pós-Graduação na Área da Educação
Atuou como Gestora de Secretaria Municipal de Educação , experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Educação Inclusiva, na formação de professores na área de Psicopedagogia, Psicomotricidade , Ed especial , Gestão Escolar e Coaching.

Maria Eduvirges

Mini Currículo: Mestre, Especialista em Deficiência Mental e Pedagoga.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6818168842764290

Odair Rodrigues Sales

Mini Currículo:  Mestre e Doutorando em Saúde da Criança e do Adolescente, Especialista em Educação Especial, Formação em Educação Física, Professor de Sala de Recursos Multifuncional Deficiência Visual do Estado.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0147273118589112

Robson Dias

Mini Currículo: Psicólogo Clínico e Educacional, Mestre em Psicologia e Especialista em Neuropsicologia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6342922689606531

Professores, Psicopedagogos, Psicomotricistas, Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Neuropsicopedagogos, Professores de Educação Especial, Secretarias de Educação, Apaes, Alunos de Pedagogia, Pais, Psicólogos, Terapeuta Ocupacional.

• O prazo mínimo para a liberação do Certificado é de 27 dias a partir da data da compra, sendo necessário o aluno concluir as vídeos aulas e finalizar a avaliação.  

• O certificado é emitido através das nossas duas Faculdades, a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí) e Faculdade Rhema.

• Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC.

• Carga horária válida para sua Progressão Salarial para o Município e Estado e ACO (Atividades Complementares Obrigatórias).

• O próprio aluno fará a impressão do seu Certificado, diretamente em nossa plataforma.

• Em caso de dúvidas disponibilizamos uma Central de Atendimento pelo WhatsApp, clique no link a seguir e fale conosco: https://bit.ly/3mP1w8U

Atenção:  Poderá haver alteração no prazo do certificado, caso você adquira mais de um curso. Fale com um consultor para entender o funcionamento deste prazo.

 

Comprar agora


E-mail já registrado.

Não possui CPF? Clique aqui.

CPF já registrado.



Erro ao registrar compra.

Forma de pagamento

R$450,00 à vista ou até 10X de R$ 45,00 sem juros no cartão

Acesso imediato




Aguarde até 3 dias para acessar

Dados do cartão


Site 100% seguro