Programa Educação Especial – Estratégias de Intervenção Inclusiva na Sala de Aula

Duração: 210 Horas
Modelo: Online

De R$ 597,00 por

R$450,00

ou 10X de R$ 45,00 sem juros Adicionar ao carrinho

Você, professor, está preparado para INCLUIR de forma estratégica seus alunos em sala de aula? E com estratégias que geram resultados efetivos?

Hoje em dia estamos recebendo muitas crianças com TDAH, TOD, TEA, Deficiência Visual, Síndrome de Down, Deficiência Intelectual, Surdez e Surdocegueira em sala de aula e lidar com elas no contexto escolar tem sido um desafio. Pois elas apresentam muitas características diferenciadas, sendo que cada uma delas aprende, se relaciona, se comunica e se desenvolve de forma diferente.

Então, precisamos entender que as estratégias do professor também precisam ser adequadas para cada uma delas.

E isto é um desafio na Inclusão Escolar, pois muitas vezes falta conhecimento de como cada uma delas aprende e as ferramentas adequadas.

Estas têm sido queixas muito frequentes dos professores, que muitas vezes não sabem diagnosticar, encaminhar e intervir pedagogicamente na escola.

O que vamos compartilhar abaixo será importante para auxiliar VOCÊ, com estratégias e atividades eficazes que mudarão este cenário no seu dia a dia.

Pensando em todos os desafios diários relacionadas A INCLUSÃO ESCOLAR, criamos um PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO INCLUSIVA EM SALA DE AULA, através de videoaulas sobre os mais variados assuntos que ajudarão você no dia a dia com as crianças com TDAH, TOD, TEA, Deficiência Visual, Síndrome de Down, Deficiência Intelectual, Surdez e Surdocegueira.

Chega de insegurança! Chega de você, Professor, ficar perdido! Nós queremos te ajudar! Leia abaixo os conteúdos que abordaremos neste curso. O quadro de Professores são todos aqui da nossa Pós-graduação do Grupo Rhema, uma equipe de profissionais de diversas áreas, que além da teoria, da evidência científica, vão trazer o “como fazer”, a prática!!!

CONFIRA O QUE VOCÊ VAI APRENDER ATRAVÉS DAS VIDEOAULAS:

  • Aprender sobre os fatores importantes para a verdadeira Inclusão;
  • Como incluir na prática alunos com Deficiência Visual;
  • Como incluir na prática alunos com Deficiência Física/Neuromotora;
  • Como incluir na prática alunos com Deficiência Surdez/Surdocegueira;
  • Como incluir na prática alunos com Deficiência Intelectual;
  • Como ajudar na prática crianças com TOD - Transtorno Opositivo Desafiador em sala de aula;
  • Como incluir na prática crianças com TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade;
  • Adquirir estratégias práticas para incluir crianças com TEA - Transtorno do Espectro Autista;
  • Realizar Adaptações curriculares necessárias para a inclusão;
  • Aprender como preparar o Professor para o processo de inclusão.
  • Diagnosticar o aluno com Síndrome de Down em sua sala de aula;
  • Compreender quais patologias da Síndrome de Down existem;
  • Realizar a estimulação precoce;
  • Como fazer para realizar a Inclusão escolar do aluno com Síndrome de Down na sua escola e na sua sala de aula;
  • Compreender e saber atuar nas suas dificuldades de aprendizagem na: Matemática, Leitura e Escrita;
  • Compreender se o aluno apresenta ou não deficiência intelectual;
  • Intervir na questão da sexualidade da pessoa com Síndrome de Down;
  • Aprender na prática atividades para trabalhar em sala com o aluno com Síndrome de Down;
  • Compreender sobre o Histórico, etiologia, características da surdez/surdocegueira;
  • Entender e saber intervir nos problemas de comportamento destes alunos em sala de aula e em casa;
  • Compreender mais a fundo como funciona o desenvolvimento cognitivo, processo de aprendizagem desses alunos, o processo de aquisição da linguagem;
  • Bilinguismo para surdos;
  • Português como segunda língua;
  • Como realizar um Atendimento Educacional Especializado;
  • Detectar padrões de comportamento de alunos;
  • Sugestões de materiais, técnicas e métodos para trabalhar na sala de aula;
  • Aprender como realizar um suporte pedagógico na sala de aula;
  • Práticas de letramentos na educação bilíngue para surdos;
  • Entender e aprender mais profundamente como deve ser a postura do Professor em sala de aula;
  • Como fazer Adaptações Curriculares;
  • Aprender como avaliar estes alunos em sala de aula;
  • Preparação da escola para receber estes alunos;
  • Os conceitos e características do aluno com DI;
  • Como ele aprende;
  • Suas dificuldades de aprendizagem;
  • Processo de inclusão desse aluno em sala;
  • Os conceitos e características do aluno com Deficiência Física/Neuromotora;
  • Processo de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem;
  • Materiais adaptados e estratégias pedagógicas;
  • Braile;
  • Como alfabetizar esses alunos;
  • Como avaliar em sala de aula;
  • O que é TDAH e o que é hiperatividade;
  • Neurobiologia do termo;
  • Causas do TDAH - Aspectos genéticos, perinatais e ambientais;
  • Tipos de TDAH (Hiperativo, Impulsivo e Desatento);
  • Comportamentos Psicológicos na infância;
  • Comportamentos Sociais e problemas sociais;
  • TDAH e TOD - Transtorno Opositor Desafiador;
  • TDAH e TEA;
  • TDAH e dificuldades na Alfabetização;
  • TDAH e Dificuldades no Processo de Leitura e escrita;
  • Sinais de TDAH na Escola;
  • Como trabalhar a organização com o aluno com TDAH;
  • Como trabalhar o foco e a atenção e motivação?;
  • Manejos, modificações e adaptações pedagógicas e escolares;
  • Diagnosticar as dificuldades de aprendizagem dos alunos com TDAH em sala de aula;
  • Aplicar estratégias práticas para melhorar o comportamento das crianças com TDAH;
  • Aprender como trabalhar com o TDAH com hiperfoco;
  • Aplicar estratégias práticas para estimular o ensino da Matemática para alunos com TDAH.

AO SE INSCREVER NO CURSO, ALÉM DAS VIDEOAULAS, VOCÊ VAI RECEBER VÁRIOS BÔNUS:

  • Aulas gravadas com professores mestres e especialistas da Pós-graduação do Grupo Rhema Educação
  • Aulas que apresentam ferramentas e estratégias práticas para serem aplicadas em sala de aula
  • Slides das aulas para você baixar e imprimir
  • Podcasts exclusivos para você aprender ouvindo
  • Ebooks exclusivos para complementar o aprendizado
  • Aulas disponíveis para seu acesso por 12 meses
  • Carga horária de 210 horas
  • Certificado emitido pelas nossas Faculdades: Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí e Faculdade Rhema (válido para progressão no Brasil). 

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Professores, Psicopedagogos, Psicomotricistas, Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Neuropsicopedagogos, Professores de Educação Especial, Secretarias de Educação, Apaes, Alunos de Pedagogia, Pais, Psicólogos, Terapeuta Ocupacional.



INTRODUÇÃO
# Título Formato
1

Boas Vindas

Vídeo
2

Informativo ao Aluno

Leitura
3

Como Acessar o Curso

Vídeo
4

Como Acelerar a Vídeo Aula

Vídeo
5

Um Case de Sucesso

Vídeo
6

Como Obter o Meu Certificado

Vídeo
MÓDULO 01: ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO EM SALA DE AULA
# Título Formato
1

EST INC - Slides Vídeo Aulas

Leitura
2

EST INC - AULA 01

Vídeo
3

EST INC - AULA 02

Vídeo
MÓDULO 02: INCLUSÃO DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN
# Título Formato
1

INC SIND - Slides Vídeo Aulas

Leitura
2

INC SIND - Bibliografia

Leitura
3

INC SIND - Plano de Ensino

Leitura
4

INC SIND - Diagnóstico da Síndrome de Down

Vídeo
5

INC SIND - Inclusão Escolar do Síndrome de Down

Vídeo
6

INC SIND - Dificuldades de Aprendizagem do Aluno com Síndrome de Down, na Matemática, Leitura e Escrita

Vídeo
7

INC SIND - A Deficiência Intelectual e a Síndrome de Down

Vídeo
8

INC SIND - Atividades para Trabalhar em Sala para o Aluno com Síndrome de Down

Vídeo
MÓDULO 03: A CRIANÇA COM SURDEZ E SURDOCEGUEIRA NA SALA DE AULA
# Título Formato
1

SURDOCEG - Slides Vídeo Aulas

Leitura
2

SURDOCEG - Bibliografia

Leitura
3

SURDOCEG - História da Educação de Surdos

Vídeo
4

SURDOCEG - Educação Surda

Vídeo
5

SURDOCEG - Práticas na Educação Bilíngue

Vídeo
6

SURDOCEG - Práticas na Educação Surda

Vídeo
7

SURDOCEG - Surdocegueira

Vídeo
MÓDULO 04: CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM SALA DE AULA
# Título Formato
1

DEF INT - Slides Vídeo Aulas

Leitura
2

DEF INT - Bibliografia

Leitura
3

DEF INT - Conceito, Características e Classificação

Vídeo
4

DEF INT - Critérios para o Diagnóstico da Deficiência Intelectual (Segundo o DSM-5)

Vídeo
5

DEF INT - Causas, Diagnóstico e Intervenção

Vídeo
6

DEF INT - Família, Escola e Desenvolvimento

Vídeo
MÓDULO 05: ESTRATÉGIAS PARA O ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
# Título Formato
1

EST DF - Slides Vídeo Aulas

Leitura
2

EST DF - Bibliografia

Leitura
3

EST DF - Os Mitos Acerca da Deficiência Visual

Vídeo
4

EST DF - Sistema de Leitura e Escrita em Braile

Vídeo
5

EST DF - Dificuldades de Aprendizagem do Aluno DV

Vídeo
6

EST DF - Como Avaliar o DV em Sala de Aula

Vídeo
MATERIAL EXTRA - APOIO
# Título Formato
1

INC SIND - Material de Apoio 1

Leitura
2

INC SIND - Material de Apoio 2

Leitura
MATERIAL EXTRA - DICAS
# Título Formato
1

EST INC - Dicas de APP TDAH

Leitura
2

SURDOCEG - Dica de Filme

Leitura
3

EST DF - Dica de Filme

Leitura
MATERIAL EXTRA - E-BOOK
# Título Formato
1

E-BOOK - O QUE É ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA

Leitura
2

E-BOOK - ESTRATÉGIAS PRÁTICAS PARA ALUNOS COM AGRESSIVIDADE NO TDAH

Leitura
3

E-BOOK - 10 DICAS PARA MOTIVAR O ALUNO DE 8 ANOS COM SÍNDROME DE DOWN

Leitura
4

E-BOOK - MEDIAÇÃO ESCOLAR E SINDROME DE DOWN

Apresentação
5

E-BOOK - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E INCLUSÃO

Leitura
6

E-BOOK - PLANO DE ENSINO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Apresentação
7

E-BOOK - PLANO DE ENSINO PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL

Leitura
8

E-BOOK - USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA DEFICIÊNCIA FÍSICA NEUROMOTORA EM SALA DE AULA

Leitura
9

E-BOOK - Como Incluir Uma Criança com Surdocegueira em Sala de Aula

Leitura
MATERIAL EXTRA - PODCAST
# Título Formato
1

PODCAST - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL

Áudio
2

PODCAST - TDAH e TOD

Áudio
3

PODCAST - COMO É O TRABALHO COM O ALUNO QUE POSSUI DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO AEE?

Áudio
4

PODCAST - Inclusão Adaptação e Flexibilidade de Currículo

Vídeo
5

Podcast - Práticas Inclusivas Síndrome de Down

Vídeo
6

PODCAST - Inclusão do Aluno Surdo no Ensino Regular

Vídeo
7

PODCAST - Surdez na Educação Infantil

Vídeo
8

PODCAST - O que são Tecnologias Assistivas?

Vídeo

Neli Blondet Freitas

Sempre fui muito amante da educação especial, estou muito feliz por conseguir fazer esse curso online, aprendi muito com a Mara Duarte todos os dias que ela começava o curso. Suas reflexões foram ótimas. Colocarei todo aprendizado em prática, quero ser uma pessoa útil para o meu próximo.

Luciene Ramos Pereira dos Santos - Serra de São Bento, RN

O curso foi muito satisfatório, pois puder conhecer algumas alternativas para lidar com diferentes situações dentro da educação. Como lidar com os alunos de acordo suas necessidades e limitações, mas, não esquecendo que todos tem potencial a ser desenvolvido sendo necessário utilizar os recursos corretos para cada situação.

Maria Lúcia

Eu sou estudante de pedagogia e eu vim aqui dar meu depoimento, convido vocês a conhecer os cursos de capacitação online que o grupo Rhema oferece, são cursos com ótimos professores, uma ótima didática e reconhecidos pelo MEC, eu faço já há algum tempo cursos na Rhema e sou suspeita de falar da qualidade de tudo que eles oferecem para nós, então convido você venha para o grupo Rhema.

Josimeire Haddad

Mini Currículo: Pedagoga, Mestrando em Educação, graduada em Educação Especial - Area de Deficiência Mental e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Educacional.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8622459944397172

Luciano Ortiz

Mini Currículo: Pedagogo, Especialista em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais, em Língua Portuguesa e Especialista em Educação Especial. Experiência em Pedagogia da Expressão e Metodologia Ludocriativa.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2356702502004738

Luiz Paulo Moura Soares

Mini Currículo: Pedagogo, Psicopedagogo atuante na Avaliação Diagnóstico, Intervenção Educacional, Atendimento Clínico e Especialista em Educação Especial.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K9299670Y7

Luzia Aparecida Ferrari

Mini Currículo: Pedagoga, Psicopedagoga, Psicomotricista, Especialista em Educação Especial, Neuropsicologia, Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem e Síndrome de Irlen.   

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4341064919262173

Mara Duarte da Costa - Idealizadora do Projeto

Diretora Geral do Grupo Rhema Educação e das Faculdades Rhema e Fatec Professora de Pós-Graduação na Área da Educação
Atuou como Gestora de Secretaria Municipal de Educação , experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Educação Inclusiva, na formação de professores na área de Psicopedagogia, Psicomotricidade , Ed especial , Gestão Escolar e Coaching.

Maria Eduvirges

Mini Currículo: Mestre, Especialista em Deficiência Mental e Pedagoga.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6818168842764290

Odair Rodrigues Sales

Mini Currículo:  Mestre e Doutorando em Saúde da Criança e do Adolescente, Especialista em Educação Especial, Formação em Educação Física, Professor de Sala de Recursos Multifuncional Deficiência Visual do Estado.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0147273118589112

Robson Dias

Mini Currículo: Psicólogo Clínico e Educacional, Mestre em Psicologia e Especialista em Neuropsicologia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6342922689606531

Professores, Psicopedagogos, Psicomotricistas, Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Neuropsicopedagogos, Professores de Educação Especial, Secretarias de Educação, Apaes, Alunos de Pedagogia, Pais, Psicólogos, Terapeuta Ocupacional.

• O prazo mínimo para a liberação do Certificado é de 27 dias a partir da data da compra, sendo necessário o aluno concluir as vídeos aulas e finalizar a avaliação.  

• O certificado é emitido através das nossas duas Faculdades, a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí) e Faculdade Rhema.

• Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC.

• Carga horária válida para sua Progressão Salarial para o Município e Estado e ACO (Atividades Complementares Obrigatórias).

• O próprio aluno fará a impressão do seu Certificado, diretamente em nossa plataforma.

• Em caso de dúvidas disponibilizamos uma Central de Atendimento pelo WhatsApp, clique no link a seguir e fale conosco: https://bit.ly/3mP1w8U

Atenção:  Poderá haver alteração no prazo do certificado, caso você adquira mais de um curso. Fale com um consultor para entender o funcionamento deste prazo.

 

Comprar agora


E-mail já registrado.

Não possui CPF? Clique aqui.

CPF já registrado.



Erro ao registrar compra.

Forma de pagamento

R$450,00 à vista ou até 10X de R$ 45,00 sem juros no cartão

Acesso imediato




Aguarde até 3 dias para acessar

Dados do cartão


Site 100% seguro